Um “Novo Horizonte” repleto de problemas. Empresa tem costume de deixar passageiros na mão

Usuários apontam diversas falhas e pontos críticos da empresa de ônibus, que presta serviço às cidades baianas

Foto- Jornal da Chapada

Por Gustavo Medeiros

Nós últimos anos,os serviços da Viação Novo Horizonte tem sido alvo de diversas reclamações dos usuários, que utilizam os transportes da empresa para realizar viagens. Os ônibus servem, em sua maioria, às cidades das regiões Sudoeste, Oeste e parte da Chapada Diamantina, ligando estes municípios a destinos como Salvador,Feira de Santana, Ilhéus, São Paulo,Rio de Janeiro entre outros roteiros e serviços de fretamento para o Polo Petroquímico de Camaçari.

Em 2018, a empresa foi apontada pelo Ministério Público (MP-BA) de prestar serviços de natureza precária, inadequada e insegura, infringindo o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Nos autos da promotoria, foi relatado que os veículos se encontravam em condições insuficientes de higiene e segurança, apresentando, com certa frequência, problemas mecânicos, bem como o não cumprimento de parte dos incineratórios, além de outros problemas encontrados pelos passageiros que utilizam os serviços da viação.

Entre as medidas no Termo de Conduta, que foram determinadas pelo MP-BA, na época, estão a retirada de veículos reprovados em vistoria ou com visto vencido,além da disponibilidade de ônibus em perfeito estado entre outros itens,mas,pelo que foi visto nos últimos acontecimentos, a empresa pouco fez para melhorar os seus serviços.

A prova do não cumprimento dessas medidas está nos acidentes, ocorridos nas últimas semanas, envolvendo os ônibus da empresa como um incêndio que aconteceu na BR 122 na altura do município de Monte Azul (MG) e outro, o mais recente, na BR 242, no trecho conhecido como “Carne Assada”, nas proximidades de Seabra, onde um transporte capotou, deixando alguns passageiros feridos.

FOTO: Jornal da Chapada/Divulgação

Vale lembrar que,para algumas cidades da região Sudoeste como Livramento de Nossa Senhora, Brumado e outros municípios, a Novo Horizonte é a unica opção de deslocamento, acarretando em um monopólio que serve à cerca de 100 cidades baianas.

Relatos

Em blogs e nas redes sociais, os usuários relatam casos e apontam problemas decorrentes do serviço prestado pela Novo Horizonte. Este vídeo, postado em janeiro, mostra bem o descaso da empresa no trecho entre Betim e Oliveira em Minas Gerais.Um passageiro, que seguia viagem de Livramento de Nossa Senhora com destino a São Paulo narra o transtorno causado com o transporte parado no acostamento.

Além deste relato, é possível ver outros tantos depoimentos de passageiros que tem experiencias, um tanto desagradáveis, com a precariedade dos serviços durante uma viagem e outra.

Se viajar para o sul da Bahia, evite pegar os ônibus da Viação Novo Horizonte. Eles vendem passagem e quando o ônibus chega não tem lugar e você é obrigado a ir em pé! Vendem passagem para carro executivo com ar-condicionado e mandam um carro executivo com o ar-condicionado quebrado, bancos sujos e banheiro nojento. Os atendentes são prepotentes, mal educados e ignorantes. Exceção para os motoristas que são atenciosos e bons profissionais e que ficam sem graça quando se reclama do serviço, pois sabem que a empresa é deficitária e como tem exclusividade para algumas linhas se aproveitam disso para oferecerem um péssimo serviço. Já passei por estes problemas e fui vítima do descaso da empresa. Para ir de Salvador até Guanambi e vice-versa, linha exclusiva da Viação Novo Horizonte, opte por ir de Viação Camurujipe até Vitória da Conquista e de lá tem uma linha para Brasília que passa em Guanambi com ônibus novos e confortáveis. Não use a Viação Novo Horizonte. E não adianta reclamar na AGERBA que eles também nada resolvem.

Depoimento extraído do site Um Viajante – UOL

No site Reclame Aqui, foram registradas diversas reclamações que vão desde o estado de conservação dos veículos até o péssimo atendimento dado pelos motoristas,cobradores,despachantes e mecânicos. Em um deles, o passageiro, que estava em ônibus quebrado na estrada, esperou aproximadamente cinco horas pela equipe de manutenção, situação parecida com um vídeo postado por um internauta em 2015. Ele estava no transporte que fazia a linha Salvador x Guanambi, que acabou parando por falta de combustível para seguir viagem.

Em um outro registro, feito na cidade de Tanhaçu, um leitor do MMQI fotografou o momento em que um ônibus, que fazia a linha Iramaia x Brumado, estava parado no meio da rua, recebendo o reparo. Ele alega que o veiculo aparenta estar antigo e menciona outras histórias. Em uma delas, o motorista foi para a garagem de Vitória da Conquista e, por muito pouco, não retornou para a rodoviária, seguindo viagem para São Paulo.

Foto- Vinicius Honda

Medidas

A Agência Reguladora da Bahia (AGERBA) já recebeu muitas reclamações sobre os serviços precários que a Viação Novo Horizonte presta para seus usuários. No entanto, nenhuma medida efetiva foi tomada pela autarquia estadual. As irregularidades podem provocar,em casos mais graves, a suspensão da concessão de linhas, algo que está acontecendo com a Falcão Real Serviços na Região Norte do estado. A empresa perdeu a licença por não cumprimento do Termo de Ajuste de Conduta (TAC), não podendo mais atuar no estado. Uma nova licitação ocorrerá nos próximos três meses.

De acordo com as situações descritas pelos usuários, o caminho que a empresa, com mais de 50 anos no setor rodoviário de passageiros, tem a seguir é de suspensão das linhas. Até lá, se nada for feito, o risco de parar é eminente.

Fonte – Jornal da Chapada, Blog Um Viajante,Fortal Bus,Achei Sudoeste, Barra Informa

Um comentário em “Um “Novo Horizonte” repleto de problemas. Empresa tem costume de deixar passageiros na mão

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s