Bahia apresenta aumento nos casos de feminicidio

Dados da secretária da Segurança Pública aponta aumento em 17% nos primeiros seis meses do ano

Foto : BNews

Por Gustavo Medeiros

Apesar dos dados oficiais,apresentados nesta sexta-feira (09),apontarem uma forte redução nos casos de violência na Bahia, as ocorrências ligadas ao feminicidio cresceram 17 % no primeiro semestre deste ano.

Comparado com o mesmo período do ano passado, foram registrados mais de 70 casos em 2018 e 49 até junho deste ano. A variação no número de ocorrências foi sentida no interior do estado, onde as situações saltaram de 37 para 42. Só em Salvador, foram apenas cinco casos registrados.

Durante a coletiva que apresentou os dados, o secretário de Segurança Pública (SSP- BA),Maurício Barbosa,afirmou que deverá reforçar à Segurança Pública a prevenção e as rondas no sentido de evitar que casos como esse não aconteça.

Ele ainda citou a Ronda Maria da Penha, que atualmente cobre 16 municípios, como mecanismo de prevenção as ações de feminicidio, crime de ódio baseado no gênero ou motivado, em boa parte dos casos, por violência domestica.

Imagem – Tv Bahia

Ronda Maria da Penha

Dedicado a combater a violência contra a mulher e o feminicidio, em 2019 o projeto da Ronda Maria da Penha vai ganhar mais quatro novas unidades nas cidades de Irecê, Cruz das Almas, Entre Rios e Jequié. A confirmação foi feita pelo secretário de Segurança Pública, Mauricio Barbosa, ainda na coletiva onde foi apresentado os dados da pasta.

A implantação das unidades nos quatro municípios tem como objetivo dar suporte as mulheres vitimas da violência, acompanhadas por equipes da Policia Militar, enquanto esperam pelo julgamento dos casos. Segundo Barbosa, a iniciativa mostra o interesse em evitar que mais casos de violência ocorram.

Fonte – Correio da Bahia, Metro 1 e Bahia Noticias

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s