Pílula de Química

Mas o que é “Quântico”?

Por Hélio Messeder

AVANÇO PROMETE AUMENTAR OS RECURSOS DE ARMAZENAMENTO EM DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS E APRIMORAR A COMPUTAÇÃO QUÂNTICA (FOTO: PIXABAY)

Deite em um colchão quântico para energizar seus spins e ter uma noite de sonho maravilhosa. Levante e lave o rosto na água quântica da sua torneira. Faça uma meditação e conecte sua consciência quântica com as outras consciências, também quânticas. Vá trabalhar e no caminho do ônibus lotado, faça sua consciência quântica meditativa atrair dinheiro.

Pense comigo, se o seu corpo é feito de átomos e o dinheiro também, se você conectar as ondas vibratórias do seu corpo na mesma frequência que o dinheiro, certamente ficará rico. Isso não foi eu que inventei, foi a física quântica, dirão alguns entendidos. Crie sua própria realidade pensando positivo, dirá seu coach quântico, citando alguma frase motivacional atribuída à Clarice Lispector; a primeira poetisa quântica do Brasil. A lista é enorme e infinita: sexo quântico, sal quântico, comida viva quântica, saúde quântica. Mas o que a ciência tem a dizer sobre o termo quântico?

Quantum, significa quantidade em latim. Dizemos que uma grandeza é quantizada

Quando ela só pode assumir determinados valores múltiplos de um valor mínimo (um quantum). Não entendeu nada, né? Melhor ficar mesmo deitado no seu colchão quântico. Mas eu vou tentar explicar isso melhor: O quantum do dinheiro brasileiro é o “centavo de real”, isso significa que o dinheiro só pode assumir valores múltiplos do centavo. O fato do dinheiro ser quantizado no centavo é que permite a existência de lojas R$ 1,99 e não lojas de R$ 1,998.

É o que me impede de cobrar 1 milésimo de centavo para você ler esse post. Assim, o termo quântico ou quantizado tem a ver com quantidades descontínuas que não podem assumir qualquer valor. Nada de místico. Nada de espiritual. Apenas um conceito para pensar grandezas.

Mas por que a ciência precisou usar o termo quantizado? Acontece que o estudo aprofundado da matéria, levou cientistas a concluírem que em níveis atômicos e moleculares as leis que regem os fenômenos são diferentes das leis clássicas que estávamos acostumados a trabalhar. Assim, a luz, por exemplo, pensada como uma onda contínua, teve que ser interpretada levando em consideração sua natureza quantizada. O quantum da luz seria o fóton (que a gente também houve muito falar).

A mecânica, quântica, a física quântica e a química quântica vão se dedicar a estudar a matéria no seu nível atômico, molecular e entender o seu comportamento levando em consideração as grandezas quânticas. Não há nada de misterioso. É só a ciência se aprofundando no estudo da matéria. Mas, e o que sua vida muda com isso? A física quântica e a química quântica permitiram/permitem avanços tecnológicos importantes, mas não tem NAAAAADAAA (sim, eu estou gritando) a ver com união de consciência cósmica meditativa ou a ideia de que você cria sua própria realidade.

As leis aparentemente diferentes que regem os fenômenos submicroscópicos, não servem, infelizmente para você atrair o dinheiro, mesmo ele sendo quantizado. A energia estudada pela física quântica não tem nada de espiritual, trata-se de uma propriedade da natureza. O estudo vibracional da física quântica, não tem relação alguma com você entrar em transe profundo.

Em suma, meus amigos, se alguém está usando quântico para agregar valor a um produto ou para justificar crenças religiosas, fuja, é cilada da pesada. Se você é privilegiado e quer ir meditar no cume do Everest sem roupa de frio ou ficar postando fotos de frases de auto ajuda falsamente meritocráticas, vá na paz, só não use a mecânica quântica para justificar suas viagens. Não preciso dizer né: coach (oi?) quântico nem existe Beijos quantizados para vocês ( viu, a menor unidade é o beijo mesmo)

Referências:
ATKINS, Peter; JONES, Loretta; LAVERMAN, Leroy. Princípios de Química-: Questionando a
Vida Moderna e o Meio Ambiente. Bookman Editora, 2012.
BROWN, Theodore L. et al. ciência central. Pearson Prentice Hall: São Paulo, 2007.
HEWITT, P. G. Fundamentos de física conceitual. Bookman, 2000
SILVA, J. L. Quantum de uma grandeza e sistema quântico (não publicado)
https://www1.folha.uol.com.br/colunas/reinaldojoselopes/2019/02/o-produto-ou-servico-
tem-o-adjetivo-quantico-no-rotulo-e-picaretagem.shtml
https://amenteemaravilhosa.com.br/conexao-entre-fisica-quantica-e-espiritualidade/

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s