Mancha de óleo, que atingiu o litoral nordestino, já chegou nas praias de Salvador

Agentes da LIMPURB encontraram resíduos do material nas praias do Flamengo e Jardim dos Namorados

Foto- Divulgação

Por Gustavo Medeiros

Agentes da LIMPURB (Empresa de Limpeza Urbana de Salvador) detectaram, na noite da última quinta-feira (10), na Praia do Flamengo, pequenos fragmentos do que ser a mancha de óleo, que tem atingido as praias do litoral nordestino. Na manhã desta sexta-feira (11), o mesmo material foi encontrado na praia do Jardim dos Namorados.

Uma equipe de 75 agentes de operações especiais, além de dois agentes de coleta, monitora todas as praias de Salvador para identificar resquícios do óleo em outras praias e ilhas. Com as novas ocorrências, sobe para 22 o numero de localidades atingidas pelo óleo no estado.

Em entrevista ao site Bahia.ba, o presidente da LIMPURB, Marcus Passos, reforçou o trabalho de monitoramento nas praias da capital baiana. Segundo ele, o material será levado a um local isolado para ser submetido a analises.

Antes de chegar em Salvador, a mancha atingiu as praias do Litoral Norte, vinda da porção sergipana de Mangue Seco. De acordo com a analise de técnicos da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o petróleo é proveniente de uma bacia da Venezuela. O governo de Nicolas Maduro nega o resultado que comprova a nacionalidade do resíduo, após a realização de vários testes comparativos.

Com a chegada do final de semana, o diretor da Faculdade de Biologia da UFBA, Francisco Kelmo pediu cautela aos banhistas, devido as condições das praias com a chegada da mancha. De acordo com o biólogo, o material deve ser evitado ao máximo,pois pode causar alergia respiratória .

Fonte – G1 e Bahia.ba

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s