Golpe do WhatsApp clonado faz 23 novas vítimas todos os dias no Brasil

Somente no primeiro semestre de 2019, foram registradas mais de 134 mil tentativas de roubo de WhatsApp

Por Juliana Barbosa

ASCOM/PCRO/imagem: Alex Ribeiro

Apesar de não ser inédito , o crime de clonagem de WhatsApp já atingiu 8,5 milhões de brasileiros, segundo pesquisa realizada pela PSafe, desenvolvedora de aplicativos de segurança. O golpe ganhou destaque este ano no Brasil devido aos inúmeros relatos de usuários que foram vítimas de cibercriminosos. Somente no primeiro semestre de 2019, foram registradas mais de 134 mil tentativas de roubo de WhatsApp. O levantamento mostra que, a cada dia, 23 pessoas são vítimas dessa modalidade de golpe em todo o país. Vazamento de conversas privadas, envio de links maliciosos para outros contatos e solicitações de dinheiro aos amigos estão entre os principais prejuízos trazidos pela clonagem do mensageiro.

Principais prejuízos

Ao ter livre acesso ao WhatsApp de um usuário, o hacker pode usar o conteúdo das mensagens para fazer chantagens com a vítima em troca de dinheiro. Segundo a pesquisa, 26,7% dos entrevistados apontaram o vazamento de conversas privadas como o principal prejuízo da clonagem de WhatsApp.

É comum também que o invasor se passe pela vítima para aplicar golpes em seus amigos e familiares. Ainda de acordo com o levantamento, o envio de links com golpes para outros contatos responde por 26,6% dos danos, seguido de solicitações de dinheiro aos amigos (18,2%), perda da conta do WhatsApp (18,0%) e chantagem (10,5%).

A enfermeira Jamille Almeida, de 33 anos, foi uma das vítimas. Apesar do susto e do desgaste emocional, amigos e familiares foram avisados a tempo do golpe, e não foram extorquidos.

MMQIComo você percebeu que havia caído num golpe?

Jamille Quando eu ativei o link enviado ao meu celular . imediatamente meu Whatsapp sumiu da tela..


MMQI Quando clonaram seu Whatsapp, houve prejuízo, conseguiram extorquir e/ou chantagear amigos e familiares se passando por você?

Jamille Graças a Deus, não.. Não conseguiram extorquir nada.. Meus amigos perceberam que não era meu jeito de falar.. Logo que divulguei no Instagram e a minha família avisou pelo Whatsapp o que havia acontecido .. Os mais próximos já tinham conhecimento do ocorrido e não caíram…


MMQI Qual foi a sua reação?

Jamille Fiquei indignada.. De imediato fui pesquisar sobre clonagem do aplicativo.. Quando vi a divulgação desse golpe que estava sendo aplicado e as condutas que deveria seguir


MMQI Conseguiu denunciar o golpe? Houve alguma dificuldade para fazer a denúncia?

Jamille Sim.. Fui a delegacia .. Registrar o B.O.. Para ficar registrado e me prevenir também caso ele, em meu nome, lesasse alguém. Houve sim.. Fui no dia seguinte registrar.. Porem percebi a falta de falta de profissionalismo pois comecei o atendimento com uma pessoa.. E apos ter relatado todo ocorrido.. Fui direcionada para outra.. Não sabendo o motivo.. Que assumiu a ocorrência e tive q explicar todo ocorrido novamente.. Despreparo.. Pois ate pra redigir e descrever de forma clara o ocorrido.. Quase que tive ditar cada palavra..


MMQI Conseguiu reaver a conta? Como fez pra se proteger do golpe, depois do susto?

Jamille Nós conseguimos dados de conta e CPF do fraudador.. Achando que poderíamos de alguma forma alguma justiça.. Porem os dados eram de São paulo e dessa forma não poderíamos fazer nada. Achei um absurdo e sentimento de impunidade.. As delegacias deveriam ser interligadas de alguma forma diante desse tipo de evento.. Que é nacional. Fico imaginando se tivesse sido algo mais complexo.. Entrei também em contato direto com a operadora oi e informei o ocorrido.. Que por sinal me surpreendeu.. Pois eu cancelei o numero.. Para assim interromper de imediato a ação dos fraudadores.. E a oi que havia dado um prazo de 24h .. Em menos de 3h já havia cancelado o número.. Por isso não consegui reaver o mesmo número.. Pois o prazo de renovação de um novo código do Whatsapp era muito extenso.. Em torno de 9 horas.. Então optei em não esperar. Cancelado numero antigo.. Eu com numero novo.. Consegui informar a todos os contatos do ocorrido e pedindo para add o novo numero.. Com a divulgação nas redes.. Percebi que o golpe estava mais em alta do que imaginava.. Tive acesso a impressos de notificação e condutas diante o golpe e já divulguei de imediato.

Para me proteger do golpe ativei a dupla checagem do Whatsapp. Que verifica periodicamente a integridade do mesmo. Eles clonaram a partir de um anuncio na OLX que eu fiz p meu pai
Coincidentemente, na semana depois um outro amigo sofreu o mesmo golpe.. Mas com consequências. O colega., devido grau de amizade transferiu R$: 1250 reais.. E não conseguiu reaver com o banco. Eles alegaram que foi transferência de livre e espontânea vontade.. Mesmo ele sido vítima.. Perdeu o dinheiro

Como se proteger

A PSafe alerta que o usuário jamais deve informar a terceiros o código de liberação de acesso do WhatsApp. Assim como fez Jamille, é importante, além disso, ativar a verificação em duas etapas para reforçar a segurança da conta e evitar conectar o celular em redes Wi-Fi desconhecidas. Se possível, instale um aplicativo para proteger o mensageiro com senha.

Fonte: Techtudo

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s