Chapada Diamantina – Fogo atinge área entre Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora

Há focos de incêndio em outras cidades da região

Foto: Corpo de Bombeiros Militar da Bahia

Por Gustavo Medeiros

Desde o último sábado (19), um incêndio atinge uma área de vegetação entre os municípios de Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, cerca de 19 brigadistas especializados em incêndios florestais, com auxilio de voluntários, atuam na região.

Em Livramento, o incêndio atingiu uma área próxima a cachoeira do Rio Brumado, conhecida como Véu de Noiva. Segundo informações, o local é de difícil acesso e os bombeiros realizaram escaladas para conter o fogo.

Já em Rio de Contas foram detectados grandes focos em áreas isoladas, atingindo a Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra do Barbado, que também ocupa o espaço de outros cinco municípios na parte sul da Chapada. Aeronaves tem sido usadas pelos bombeiros para debelar o fogo. Em terra, foram utilizados carros entre outros instrumentos como enxadas, foices e facões.

A rádio comunitária Nova Rio de Contas FM postou, em sua pagina no Instagram, na noite da última segunda-feira (21) imagens do foco de incêndio entre as comunidades de Mato Grosso e Arapiranga. O vídeo foi cedido pelo Grupamento Aéreo da Policia Militar.

Em postagem nas redes sociais, a prefeitura, com base em informações do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) lembra que o município ainda apresenta alto risco de incêndio para os próximos dias e alerta para não fazer queimadas em terrenos,matas,florestas e outros locais.

Além das duas cidades vizinhas que formam o Circuito do Ouro, há pontos de incêndio entre as cidades de Iraquara,Palmeiras e Lençóis, em uma região conhecida como Serra da Cravada.

Fonte G1 Bahia, Estado de São Paulo e Bahia Noticias

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s