Caso de Racismo na UFRB – Aluno recusa documento da mão de professora negra

Situação foi registrada por outros alunos e vídeo comprovando o fato circula pelas redes sociais

Por Gustavo Medeiros

Um caso de racismo foi registrado na noite da última segunda-feira (09) no Centro de Artes Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CAHL-UFRB). Um vídeo, postado no Instagram, mostra um aluno de camisa amarela indicando para a professora deixar um papel sobre a mesa, em uma suposta recusa em pegar o documento nas mãos da professora Isabel Cristina Ferreira dos Reis.

A situação causou repudio do Centro Acadêmico de História. De acordo com alguns relatos de estudantes e da professora, o aluno já possui um histórico de declarações racistas. Segunda a professora Luciana Brito, responsável pelo colegiado do curso, o estudante já vinha praticando tais atos com negros e gays.

“Já vinha causando problemas, até que ontem chegou nesse limite. Ele faz essas afirmações de que negro fede e é um estudante que já foi expulso pelos estudantes na moradia estudantil da UFRB. Até que teve o episódio extremado ontem.”

Professora Luciana Brito

De acordo com o vice-diretor do CAHL, Gabriel Àvila, o estudante ainda não foi ouvido. Ele pode ser suspenso por 15 dias, caso haja a comprovação do fato e após denuncia formalizada. A reitoria, que ainda não se pronunciou sobre o assunto, é a unica que pode decidir pela expulsão.

Fonte – Metro 1 e Correio da Bahia

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s