Pílulas de Química

Por Hélio Messeder

Para afastar o mal, para afastar a inveja, para trazer o amor em 7 dias, emagrecer e até curar câncer a receita é simples: água com limão
Eu já vi de tudo na internet. Tudo mesmo. Esquilos cantando Beyoncé, bebês fofos, presidente defendendo que livro didático tem que ter pouca coisa escrita, correntes para trazer amor em sete dias e até anuncio para aumentar em alguns centímetros seu… nariz, mas nunca vi algo igual ao “fenômeno” água com limão. Se você fizer uma busca rápida na internet verá milhares de resultados apontando o quão milagrosa é a água com limão pela manhã. A receita é simples: acorde, dê aquele bocejo, reclame do seu dia, olhe o celular, encaminhe-se para a cozinha e beba, em jejum, sua deliciosa água com limão. 10 gotas de fruta cítrica pingado em água morna seria suficiente para você sobreviver a qualquer coisa. Sim, qualquer coisa, água com limão ajudaria a emagrecer, regular intestino, rejuvenescer e até, caros leitores dessa pílula, prevenir o câncer. Depois de ver isso tudo, pensei até em mudar o nome da página para pílula da água com limão.
Mas será que isso tem algum fundamento na ciência? Sem rodeios, minha resposta é Não. Sonoro, alto e quase gritando: Não. Não. Não. E o que estão fazendo e falando sobre esse assunto é muito grave!
Segundo os textos da internet e correntes de Whatssap, o limão seria um elemento alcalinizador ( alguns falam em água alcalina) e como, supostamente, o câncer se desenvolveria em ambientes ácidos, a forma de evitar essa doença seria ter uma dieta rica em elementos alcalinos, deixando o pH do sangue básico, e assim evitando câncer. A água morna com limão também diminuiria a absorção de gordura e contribuiria para o emagrecimento. Além disso, li em alguns sites que essa bebida matinal daria energia para o organismo. Tudo isso usando argumentos mirabolantes e até evocando nome de cientistas e nutricionistas. É uma fake news caprichada.
Mas talvez um pouco de química básica ajude a gente pensar sobre isso (respire fundo, vou pesar a mão na química, mas ninguém solta a mão de ninguém). A história da humanidade fez com que classifiquemos algumas substâncias a partir do seu comportamento: ácido ou básico. Um par de opostos que neutralizariam as propriedades do outro. Assim, se vc quiser, por exemplo, diminuir o efeito de um ácido, precisa de um antiácido que seria, algo que funcionasse como base. Em meios aquosos, uma medida para saber se algo é ácido ou base é chamado pH. O pH é uma escala de acidez, em que o neutro seria 0 7, menos do que isso a substância se comportaria como ácido e mais do que isso a substância teria comportamento de base. Eita, compliquei? Imagine que a Alemanha é uma substância com pH 7 e o Brasil uma substância que o pH foi 1. Neste caso teríamos uma Alemanha neutra e um Brasil ácido (uma maneira fofa de explicar o 7X1).
O nosso sangue tem pH em torno de 7,4, levemente básico, o limão e NENHUM outro alimento consegue alterar significativamente esse valor, o que impossibilita que QUALQUER dieta mude consideravelmente o pH do seu sangue. Se mudar, inclusive, você morre. Assim, o limão, não alterara o pH do seu corpo e NÃO pode prevenir ou curar do câncer.
Mas, suponha por absurdo, que o limão fosse capaz de alterar o pH do seu organismo. Se medirmos o pH do limão veremos que ele tem um valor perto de 2,0, o que significa que ele se comporta… tcharam… tcharam…como ÁCIDO. Como ele poderia alcalinizar o sangue? Como? Nossa Senhora da Química que nos ajude! Alguns sites tentam afirmar que o limão seria ácido, mas que no estômago ou depois dele ficaria básico, eu não encontrei nenhum estudo sério que mostre isso e as explicações sugerem que o ácido do limão neutralizaria o ácido do estômago, o que é um absurdo químico ( veja os detalhes nesse link: https://redes.moderna.com.br/…/a-dieta-do-limao-alcaliniza…/)
Por fim, água com limão não pode dar energia e não emagrece. O que emagrece, via de regra, é alimentação saudável e exercício físico, visto que engordar e emagrecer se relaciona, no geral, a um balanço energético de consumo e gasto.
Porém algumas pessoas dizem que se sentem melhor depois de tomar água com limão. Claro, água pela manhã é sempre maravilhoso, uma vez que essa substância ajuda no melhor funcionamento dos rins, no metabolismo e no funcionamento do corpo. Além disso água morna e picância do limão na boca dão sensação de saciedade fazendo você comer menos. Talvez você possa trocar o limão pela laranja ou abacaxi algumas vezes para variar o gosto dessa sua bebida matinal que não tem nenhum efeito curativo, mas o mesmo efeito na leve redução do apetite
É preciso que a gente entenda de uma vez por todas que não há mágica. Nenhuma mistura vai ser capaz de curar doenças ou mesmo de fazer você emagrecer rapidamente. Essas fake news me preocupam, visto que vi relatos de pessoas que abandonaram seu tratamento de câncer para tomar água com limão. Uma decisão bem azeda e baseada em informações falsas.
Se você quer continuar tomando sua água com limão, tudo bem! O efeito placebo já se mostrou superpoderoso e sei que não consigo mudar a crença das pessoas com essas poucas linhas (eu tento!, rs), mas, por favor, pare de divulgar fake news e vender isso como se fosse científico.
No mais fico por aqui. Vou agora tomar minha água com gás e limão que é super refrescante, que não tem poder curativo e NÃO vai salvar minha vida. Sinto te dizer, mas não foi hoje que encontramos a cura do câncer com aquela frutinha da feira. Bjs básicos


Referências:

BISCHOFF, Fritz et al. The effect of acid ash and alkaline ash foodstuffs on the acid-base equilibrium of man. The Journal of Nutrition, v. 7, n. 1, p. 51-65, 1934.
NELSON, David L.; COX, Michael M. Princípios de Bioquímica de Lehninger-7. Artmed Editora, 2018.
http://www.fsp.usp.br/…/…/18/desmistificando-agua-com-limao/
http://saude.gov.br/…/44714-cura-do-cancer-por-alimentos-mi…
http://saude.gov.br/…/44623-limonada-quente-cura-o-cancer-f…
https://www.mundoboaforma.com.br/limao-faz-mal-para-o-esto…/
https://redes.moderna.com.br/…/a-dieta-do-limao-alcaliniza…/
https://jornalmomentoquimico.wordpress.com/…/bioquimica-a-…/
https://escolakids.uol.com.br/ciencias/quimica-do-limao.htm
https://www.mundoboaforma.com.br/limao-faz-mal-para-gastri…/
https://vejario.abril.com.br/…/agua-com-limao-em-jejum-pre…/

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s