Medicamento foi adotado pela China e já curou cerca de 1500 pacientes
Foto- Sputnik
Por Gustavo Medeiros
Em sua pagina no Twitter, no dia 07 de fevereiro, o presidente de Cuba, Miguel Diaz-Canel, comemorou a eficacia do medicamento Interferon Alfa 2B (IFNrec), que até agora já curou mais de 1500 pacientes da Covid-19 na China.
O antiviral, que foi desenvolvido pelo grupo BioCubaFarma, é produzida pela fabrica chinesa Chang-Heber desde o final de janeiro, quando o país viveu o ápice da epidemia.
Interferon Alpha 2B: The Cuban drug used in China against the coronavirus. Our support to the Chinese government and people in their efforts to fight coronavirus. #SomosCubahttps://t.co/uqvFuv6hOe
O Interferon Alfa 2B é um dos 30 medicamentos escolhidos pela Comissão Nacional de Saúde da China para combater a epidemia, que causou muitas vitimas em países como Itália e Irã e está se alastrando para os outros continentes.
Além do coronavírus, o antiviral também é aplicado contra outras infecções como HIV,condiloma, papilomatose respiratória e hepatites do tipo B e C, além de outras terapias direcionadas para combater os vários tipos de câncer.
Depois de desenvolver o IFNRec, o laboratório cubano agora está trabalhando no projeto em que consiste criar um outro antiviral que vai receber o nome de Cigb 20,além de voltar os seus esforços para a criação de uma vacina. A intenção é submeter o projeto à China o mais rápido possível
Sem Efeito Imediato
Apesar dos esforços e do exito na aplicação do medicamento, o consultor científico da BioCubaFarma, Luis Herrera Martinez, alega que o Interferon Alfa 2B ainda não oferece uma cura completa. “Seu uso impede que pacientes com a possibilidade de agravar e complicar cheguem a esse estágio e tenham a morte como resultado”, afirma.
Até o momento, Cuba ainda não registrou nenhum caso oficial do Coronavírus. A OMS, na última quarta-feira (13), emitiu uma nota declarando pandemia da doença após a confirmação dos últimos casos no continente europeu.
Fonte- Jornal do Brasil, Olhar Digital e Revista Fórum
Jornalista formado pela UFRB. Baiano e nordestino até a raiz. Profissional com experiência em assessorias de comunicação e trabalhos freelacer
Ver todos os posts por Gustavo Medeiros