Vitória da representação!!! Thelma Assis vence edição histórica do BBB

Medica paulistana é a primeira negra a conquistar o programa em 20 edições

Foto – Reprodução/GShow

Por Gustavo Medeiros

A maior edição de todos os tempos do Big Brother Brasil premiou, na última terça-feira (27), a participante Thelma Assis. A medica paulistana de 34 anos ganhou a quantia de R$ 1,5 milhão de reais após estar confinada por quase 100 dias. A participante, que superou em numero de votos, a influencer Rafaela Kalimann e a cantora Manu Gavassi, se tornou a primeira mulher negra a levar o premio do reality, que completou, este ano, vinte edições com recordes de dias e votações em dias de Pandemia do Coronavírus.

Thelma disputou a preferencia do público com as amigas Manu Gavassi e Rafa Kalimann. Foto – Reprodução

O feito inédito na história do programa representa, simbologicamente, a sociedade brasileira em sua constituição atual. O simples fato de uma medica preta ter ganho a 20ª edição do programa demonstra a simbologia da mobilidade social registrada nos últimos tempos no país, algo creditado aos governos anteriores na fase que conhecemos como “Nova República”, com algumas pequenas ressalvas de tempo.

Além do mais, a conquista de Thelma foi a síntese das pautas que foram levantadas durante os quase quatro meses do programa, desde a luta entre os gêneros (onde se levantou temas como machismo e misoginia) até as lutas raciais que marcam a história do nosso país a partir dos primórdios de formação da sociedade. Esses temas, que sempre foram debatidos no espaço público das ruas e das redes, ganhou espaço nesta edição.

A campeã do reality comprou briga com os denominados “Chernoboys” e também esteve ao lado do companheiro de causa, o ator Babu Santana,quando sentiu que foi preterida por seu grupo de origem, liderado pela medica Marcela Mc Gowan, Este fato foi crucial para que Thelminha pudesse alçar vôos mais altos no programa, ao lado de Babu, Manu e Rafa, o que levou até a parte final do programa.

Além de figurar entre os vinte campeões das edições anteriores, Thelma repete feitos conseguidos por personalidades como Jean Wyllis,Kleber Bam Bam, Mara e Gleici. Estes saíram de uma condição simples para conquistar o prêmio da “casa mais vigiada do país”.

Superação

Até conquistar o prêmio do BBB, a vida de Thelma foi marcada por superação de obstáculos. Nascida e criada na periferia de São Paulo, ela foi rejeitada pela mãe biológica e adotada com apenas três dias de vida. Desde criança, a participante sonhava em ser médica e para isso estudou bastante, deu aulas particulares de ballet e distribuiu panfletos nas ruas paulistanas. Foi aprovada no vestibular após a terceira tentativa com direito a bolsa e o auxilio. Na universidade ela enfrentou diversas dificuldades como a falta de acesso aos livros e instrumentos de aula. Entretanto, o preconceito racial foi um dos seus maiores adversários durante a sua formação.

Redenção

A vitória de Thelma também representou uma especie de redenção para o BBB, que amargou baixos índices de audiência na edição de 2019, vencida pela advogada mineira Paula Von Sperling. Na época, a trajetória da participante foi muito contestada pela audiência e pelos críticos de tevê, devido as suas atitudes polêmicas dentro da casa.

Ao misturar anônimos e famosos (alguns nem tanto), o Big Brother Brasil retomou a audiência e se consolidou como uma das principais atrações em um período marcado pelo aumento dos casos da COVID 19 no país, algo que forçou as emissoras a interromper as suas produções e fazer programas sem plateia para evitar aglomerações. O BBB sobreviveu a pandemia e alavancou a audiência do Jornal Nacional e da reprise de Fina Estampa.

A edição histórica registrou recordes de votação e audiência, além de ser a edição com a maior duração. Foram quase quatro meses de confinamento que culminou na conquista da medica paulistana, de origem humilde e que nos ensinou a não desistir dos nossos sonhos.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s