Dom Felino

Porque gatos?

Botinha e Safira (de cima para baixo), filhas felinas de Erica Medeiros

Começo meu primeiro texto com a pergunta mais óbvia: Por que gatos? Poderia buscar referências antigas para embasar essa preferência, já que é sabido que os felinos são amados e odiados desde os tempos antigos… porém, vou usar um termo super contemporâneo para explicar pelo menos dois motivos cruciais para que os bichanos estejam ganhando terreno e a preferência na hora da escolha por um bichinho de estimação: A VERTICALIZAÇÃO e A SAÍDA DAS MULHERES PARA O MERCADO DE TRABALHO.

O ser humano é um ser em eterna evolução e com essa eterna escalada, modificam-se hábitos, costumes e rotinas. Por outro lado, é sabido ainda que desde que passamos a habitar o nosso plano terrestre, buscamos adaptar outros seres à nossa companhia, tornando-os parte da nossa existência. Nesse tangente, os “doguinhos” sempre foram os prediletos: seja como caçadores, companheiros, ganhou espaço no coração e na moradia da maioria das pessoas.

Contudo, o movimento de verticalização diminuiu os espaços ocupados pelas pessoas, bem como, “amontoou”, por assim dizer, diversas famílias num espaço comum: os edifícios. Ademais, a mulher deixa de ser apenas a “gestora do lar” e sai para o trabalho externo, modificando toda sua rotina e a forma de gerir a casa, os cuidados com os filhos e conseqüentemente, com seus animais.

Daí impulsiona-se a importância de adequar a necessidade que sentimos em conviver com os “pequenos seres”, ao pouco tempo disponível para cuidá-los e abastecer suas necessidades. Resultado disso é o surgimento de famílias cada vez menores e agora em larga escala, constituídas por felinos como opção de bichinho de estimação.

Explico: Gatos são os animais domésticos que mais ganharam destaque nos considerados “países de 1º mundo”, porque são silenciosos, ideal para quem vive em apartamento, com custo de manutenção menor que o dos cães. Ademais, têm maior tolerância a passar muito tempo sozinhos, podendo dormir até 16 horas durante o dia (mas não se enganem, eles sentem falta da presença humana em casa), além de serem mais independentes nas obrigações básicas primordiais (não precisam ser levados para caminhadas ou para fazer suas necessidades na rua) e por fim, ocupam menos espaço.

Fato é que ter um animal de estimação é, senão essencial, ao menos um fator considerado por muitos, super importante nessa nossa caminhada pela Terra. O ser humano os escolheu por companheiros e a decisão sobre qual o animal mais adequado, acaba levando em conta os fatores citados acima.

Num futuro não distante, e pelos motivos já explicitados, estima-se que os felinos superarão (numericamente) os cães no ambiente doméstico, com inversão de quantidade, como alternativa mais viável a se enquadrar nas necessidades humanas hodiernas.

Exposição de Gatos em Salvador nesse fim de semana

No último final de semana, dias 04 e 05 de maio, Salvador sediou as XXI e XXII Exposições Internacionais de Felinos do GatoGrupo, com participação das mais variadas raças, para deleite dos gateiros de plantão!

“O GatoGrupo surgiu na parceria entre dois apaixonados por gatos com o objetivo de atrair a atenção que esses magníficos animais merecem e já vem obtendo em outros países e mesmo no Sul e Sudeste do Brasil.” https://www.gatogrupo.com.br/clube.php

Dentre as raças presentes, os mais charmosos maine coons, bengals, himalaios, persas e exóticos, além do norueguês da floresta, os extravagantes orientais e os verdaderios siameses, ou seja, um show de fofuras para todos os gostos.

O evento contou ainda com a presença de alguns dos exemplares gatíneos do Instituto Patruska Barreiro, para dar um sabor ainda mais gostoso ao encontro, oportunizando aos visitantes a chance de levar um pedacinho desse amor para suas casas.

Houve diversas competições e premiações, mas certamente quem mais ganhou foram os amantes de gato que tiveram a chance saborear um pouco as peculiaridades e o charme de cada raça.

O evento se repetirá na capital baiana em setembro de 2019, portanto, fiquem atentos!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s