Pílulas de Química

Por Hélio Messeder

Açúcar mascavo é o melhor para saúde porque é natural?

Reprodução de internet

O açúcar é basicamente feito de sacarose. Esse negócio gostoso que a gente ama é feito, na maior parte dos lugares, da cana-de-açúcar (que coincidência! rsrs). O caldo da cana passa por alguns refinos (processos físicos e químicos) até chegar ao açúcar branquinho da sua mesa ou geladeira.
No caso do açúcar mascavo e do demerara, temos materiais menos refinados, mantendo-se mais próximo do caldo da cana. O que isso tem de significativo para sua saúde? N.A.D.A

Eu explico: O processo de refino não é algo que acaba com sua vida e que te fará necessariamente ter câncer. Trata-se, neste caso, de separação de substâncias que você não gostaria que estivessem no alimento, pois modificam o seu gosto. É isso que acontece: no açucar branco, você tem a sacarose menos misturada. Ou seja, meus amores, nem sempre passar por um processo químico quer dizer algo ruim.

E o açucar demerara e mascavo não têm mais minerais? Têm sim! Mas vejam e reparem no exemplo: 100 g de açucar mascavo tem cerca 85 mg de calcio ( um copo de leite 250 mL tem aproximadamente 250 mg de Ca). Ou seja, a quantidade de açucar mascavo e/ou demerara que você teria que ingerir para repor minerais, certamente, te deixaria doente.

Em suma: em termos de redução da sacarose,o açúcar mascavo não é melhor para a saúde. Se você quer evitar sacarose, tem que diminuir seu consumo. Trocar um pelo outro não vai te salvar dos males do excesso de açúcar.

Portanto, meus queridos, usar açúcar demerara, mascavo ou branco depende apenas do seu gosto.

Da próxima vez que for pôr aquele açúcar no suco ou no café pensem em mim, chore por mim, liga pra mim, não, não liga para ele..

Ps: Ser natural não é garantia nenhuma de ser saudável. Veneno de cobra é natural e você não anda bebendo por aí. Além disso, lembrem-se que o casal do primeiro filme da Lagoa Azul  morreu comendo frutinhas naturais da ilha

Bjs e até semana que vem

Algumas fontes usadas hoje:

https://super.abril.com.br/…/quais-as-diferencas-entre-acu…/

WOLKE, Robert L. O que Einstein disse a seu cozinheiro: mais ciência na cozinha. Zahar, 2005.

http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/…/CONTAG01_104_22

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s